- Informativo INCT Labplan
- Posts
- INCT Labplan: avanços na estruturação e agenda de pesquisa
INCT Labplan: avanços na estruturação e agenda de pesquisa
Edição n.2 | Março/Abril de 2025.
Editorial

O foco do Labplan está na transformação. Procuramos entender, de maneira mais precisa, as transformações urbanas e regionais brasileiras nos últimos quinze anos. E essa, claro, é uma atividade complexa e que depende do trabalho em diferentes frentes.
Para analisar as mudanças pesquisadas, contamos com uma infraestrutura que auxilia a pesquisa – e que tem se expandido recentemente. Esse é um dos pilares da nossa atuação ao equipar com materiais de ponta cinco laboratórios parceiros: LABPLAN/UFRN, GEPD/UFRN, LEPUR/UFABC, CEPEC/URCA e LABCAM/UFPA.
Mas para produzir uma interpretação relevante e atual do Brasil, o INCT Labplan vai além. Desenvolvemos novas metodologias capazes de dar conta das dinâmicas urbano e regionais recentes do país. É o caso do curso Análise de Dados e Geoespacial com R, que está sendo oferecido até o final de maio para 18 pesquisadores do INCT.
Em nove encontros, o curso apresenta os fundamentos da linguagem R para análise de dados. O nome pode parecer estranho para quem não é do universo da computação, mas aqui a linguagem de programação nos ajuda a coletar, processar e interpretar melhor uma grande quantidade de dados abertos existentes e que nos ajudam a compreender de forma mais ampla as informações geoespaciais do Brasil de ontem e hoje.
Para falar mais e de forma mais aprofundada sobre nossas pesquisas e seus resultados preliminares, 19 dos nossos 58 pesquisadores irão apresentar trabalhos no XXI ENANPUR. Nosso time também ajuda a preparar parte da programação do evento, sendo responsável pela organização de duas atividades: uma sessão livre sobre as Fronteiras do desenvolvimento regional e o papel do Estado e do planejamento e uma Reunião aberta entre os grupos de pesquisa do INCT Labplan e do INCT Produção da Casa e da Cidade.
Outro trunfo do nosso INCT está, justamente, na colaboração de entidades acadêmicas de diferentes regiões brasileiras. Exemplo disso é o intercâmbio nacional entre a UFRN e a URCA, realizado pelo doutorando Brunno Costa no seu trabalho de campo sobre Governança Metropolitana em regiões metropolitanas emergentes, analisando em loco, por meio de entrevistas, o caso do Cariri.
Ainda falando sobre as pesquisas que desenvolvemos e nossas propostas de diálogo, em breve teremos o II Ciclo de Debates promovido pelo INCT Labplan. Com o tema “Dinâmica Regional e Aglomerados Urbanos Emergentes”, oito pesquisadores, representantes de instituições de todas as regiões do país, irão falar sobre questões urbanas e regionais ao longo de quatro segundas-feiras de junho, nos dias 02, 09, 16 e 30, sempre das 14h às 16h. Todas as mesas serão online através da Plataforma Zoom e transmitidas no canal do YouTube do Labplan.
02 de junho de 2025
Mesa de abertura: Arranjos urbano-regionais e as escalas da urbanização brasileira, com Rosa Moura (INCT Observatório das Metrópoles) e Silvana Nunes de Queiroz (URCA e INCT Labplan)
09 de junho de 2025
2ª Mesa: Urbanização contemporânea: reestruturação e desigualdades socioespaciais, com Doralice Sátyro (UFPB) e Evaldo Gomes Júnior (UNIFESSPA e INCT Labplan)
16 de junho de 2025
3ª Mesa: Articulações territoriais transescalares: as heterarquias nas redes de cidades brasileiras, com Márcio José Catelan (UNESP) e Larissa da Silva Ferreira Alves (UERN e INCT Labplan)
30 de junho de 2025
4ª Mesa: Cidades médias, gestão pública e planejamento governamental, com Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC) e Lindijane Bento de Souza Almeida (UFRN e INCT Labplan)
Em breve, traremos mais notícias das atividades que vêm sendo desenvolvidas. Até lá, siga o INCT Labplan no Instagram e no LinkedIn. Até a próxima!
Juliana Bacelar -Vice-coordenadora do INCT Labplan.
Beatriz Tamaso Mioto e Francisco do O’ de Lima Júnior - Membros do Comitê Gestor do INCT Labplan.
O INCT Labplan tem apoio do CNPq, CAPES e FAPERN, sob a liderança do LABPLAN/UFRN e parceria dos laboratórios associados (LEPUR/UFABC, CEPEC/URCA e LABCAM/UFPA), constituindo uma rede de pesquisa interdisciplinar.
INCT Labplan promove melhorias nos laboratórios
Novas metodologias e propostas de diálogos são feitas com ajuda de uma infraestrutura propícia à pesquisa. Esse é um dos pilares da nossa atuação ao equipar cinco laboratórios: LABPLAN/UFRN, GEPD/UFRN, LEPUR/UFABC, CEPEC/URCA e LABCAM/UFPA. Foram entregues 22 novos computadores com elevada capacidade para tratamento de dados, além de notebooks, webcams, televisões e aparelhos de teleconferência. O investimento em novos equipamentos somou mais de R$ 200 mil.

INCT Labplan no XXI ENANPUR
O mais importante fórum de debate científico-acadêmico na área do planejamento urbano e regional do Brasil, acontecerá em Curitiba, entre os dias 19 e 23 de maio. O INCT Labplan terá uma participação expressiva no evento: 19 dos nossos 58 pesquisadores (professores, bolsistas, pós-doutorandos e alunos) irão apresentar trabalhos em sessões e mesas redondas. Você pode conferir a programação completa do evento aqui.
Merece destaque que nosso time é responsável pela organização de duas atividades:
20/05 - SESSÃO LIVRE
18h20-20h00
Fronteiras do desenvolvimento regional e o papel do Estado e do planejamento
Participantes: Carlos Alberto Penha Filho, Evaldo Gomes Júnior, Francisco do o’ de Lima Júnior, Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros, Lindijane de Souza Bento Almeida, Silvana Nunes de Queiroz
Local: BLOCO 5 - Transportes/ Sala PH 01
21/05 - REUNIÃO DE GRUPOS DE PESQUISA
08h30-12h00
Diálogos entre INCTs: Labplan e Produção da Casa e da Cidade
Local: BLOCO 5 - Transportes/ Sala PH 08
INCT Labplan promove intercâmbio nacional
Um dos focos de atuação do INCT Labplan está na colaboração entre entidades acadêmicas de diferentes regiões do país. Exemplo disso está no primeiro intercâmbio nacional realizado pelo instituto. A partir da parceria entre UFRN e URCA, o doutorando Brunno Costa realizou, em loco, no Cariri, um trabalho de campo sobre Governança Urbana Supralocal em regiões metropolitanas emergentes, analisando, por meio de entrevistas, o caso da região metropolitana do Cariri.
INCT Labplan comenta
Energia eólica no Nordeste, bioeconomia na Amazônia, novos empreendimentos imobiliários – e mais. Notícias relacionadas ao universo das transformações urbanas e regionais ganham comentários de pesquisadores do Labplan como forma de aprofundar a discussão do que vemos no noticiário recente do país. Confira mais no nosso Instagram.

19 a 23 de maio de 2025
Participação do INCT Labplan no XXI ENANPUR
02 a 30 de junho de 2025
II Ciclo de debates do INCT Labplan: Dinâmica Regional e Aglomerados Urbanos Emergentes